18.9.08

O Ministério Público na Constituição e na justiça penal

Constituição da República Portuguesa

Estatuto do Ministério Público (PGR)

Lei Quadro da Política Criminal

Lei nº 49/2008, de 27 de Agosto de 2008 (Lei de Organização da Investigação Criminal)
(antiga Lei da Investigação Criminal )


JORGE GASPAR, “Titularidade da Investigação Criminal e Posição Jurídica do Arguido”, Revista do Ministério Público nº 87, página 7.

MANUEL SIMAS SANTOS, “Ministério Público – Estatuto e organização”, Revista do Ministério Público nºs 35 e 36, página 9.

ANTÓNIO HENRIQUES GASPAR, “Ministério Público – Hierarquia e Processo Penal”, Jornadas de Direito Processual Penal – o Novo Código de Processo Penal, CEJ/Almedina, página 79.

ALBERTO ESTEVES REMÉDIO, “Sobre o Inquérito e o Projecto de Código de Processo Penal”, Jornadas de Processo Penal (SMMP), página 105.

ANTÓNIO FRANCISCO CLUNY, “O Ministério Público, o Estado de Direito Social e a nova criminalidade organizada – novo modelo e estatuto”, Revista do Ministério Público nº 72, página 71.

ANABELA MIRANDA RODRIGUES, “O Inquérito no Novo Código de Processo Penal”, Cadernos da Revista do Ministério Público nº 6, página 61.

ANTÓNIO HENRIQUES GASPAR, “A Impugnação das Decisões do Ministério Público no Inquérito”, Revista do Ministério Público nº 49, página 71.

CARLOS ADÉRITO TEIXEIRA, “Onde o Ministério Público se Cruza com a Cidadania e os Interesses Difusos”, Cadernos da Revista do Ministério Público – 5º Congresso do Ministério Público, página 193.

RUI PEREIRA, “Ministério Público: hierarquia e autonomia”, Revista do Ministério Público nº 64, página 73.

ANTÓNIO BERNARDO COLAÇO, “Intervenção Hierárquica do Ministério Público no Inquérito”, Cadernos da Revista do Ministério Público nº 6, página 143.

ARTHUR PINTO DE LEMOS JÚNIOR, “O Papel do Ministério Público, dentro do Processo Penal, à vista dos Princípios Constitucionais”, Revista do Ministério Público nº 93, página 7.

RUI DO CARMO, "A autonomia do Ministério Público e o Exercício da Acção Penal", Revista do CEJ, nº 1, página 103.

PAULO DÁ MESQUITA, "Direcção do Inquérito Penal e Garantia Judiciária", Coimbra Editora, 2003.

RUI PINHEIRO e ARTUR MAURÍCIO, “A Constituição e o Processo Penal”, reimpressão da 1ª edição de 1976, Coimbra Editora.

Acórdão do STJ de 29 de Outubro de 2008 (o princípio da livre investigação ou da verdade material tem o seu campo essencial de aplicação na audiência de julgamento, pelo que, ressalvados os direitos do arguido e os preceitos imperativos sobre a admissibilidade de certas provas, o CPP não admite qualquer restrição ao poder/dever do juiz de ordenar ou autorizar a produção de prova indispensável para a boa decisão da causa)